sábado, 30 de janeiro de 2010

O cabo dos trabalhos



Inaugurei o moleskine de aguarelas...e esfolei-o todo, depois da nossa escalada magistral quase sem baixas, ao sentar-me em cima dele dentro de uma pegada de brontosauro (isto dito assim até parece esquisito... ). Só lhe faz é bem, dá carácter!

Sketchbook, tools... action!

Num local inspirador...


Estiveram artistas em acção...

Maçã


Esta foi uma maçã a lápis de cor de aguarela da Carand'ache que fiz há uns meses no diário gráfico. No centro falta-lhe um bocadinho de cor porque só mais tarde protegi o desenho

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Aguarelas cor de rosa


Há pessoas que escolhem uma planta para treinar a aguarela, outras escolhem um bicho, uma concha, um fruto seco...
Eu decidi que quero pintar coisas cor-de-rosa! Seja lá o que fôr... e por isso comecei hoje com este alho. Acima está a fotografia que encontrei na net, sem qualquer referência a quem pertence, e em baixo podem ver a minha versão.

Folha de Outono

Começo a gostar mais desta técnica (aguarela), apesar de dar luta...Mas aida estou a falhar muito na fase de programação.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Noz e tentativa de castanha


Com este desenho reparei que, quando se desenha um objecto visto de cima, não faz muito sentido desenhar uma linha para localizá-lo no espaço...


Inicialmente tentei desenhar a castanha com água e lápis aguareláveis, mas não estava a conseguir obter um bom resultado. Acabei por desenhá-la a seco, com lápis de cor e de grafite. Ficou aceitável.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Folha de árvore



Este foi o primeiro desenho que fiz com os meus novos lápis de cor aguareláveis Inktense da Derwent. São macios e as cores fazem jus ao nome. A folha está à esquerda e o desenho à direita. Agora tenho que ganhar coragem para fazer um desenho também com pincel!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Nozes

Finalmente o meu primeiro contributo neste blog!
Depois de uma pausa natalícia onde desenhei de tudo menos ilustração científica, eis que me quis redimir na passada aula desenhando uma noz, como tinha ficado pedido, à laia de trabalho de casa... Comecei com a de cima. A luz na sala de aula não era a melhor, com tantos focos.
Depois avancei para a aguarela com esta mesma noz. Tentar dar uma cor base por cima das sombras já feitas a grafite parece uma boa ideia, mas não está nem perto do que a aguarela deve ser. Desiludida com a iluminação resolvi pegar na caneta mas é.
Fiz este quarto de noz, que foi o que sobrou do meu modelo quando eu tentava "aparar" uma lasquinha que lá estava com os dentes... como estava contra um fundo escuro pensei que pintar o fundo era boa ideia, mas estava melhor antes de o fazer.
Mais animada pelo resultado anterior resolvi fazer ainda a caneta uma noz maiorzinha... gostei tanto dela assim que não quis avançar mais nesta.
Por fim lá me decidi a fazer uma meia noz com linha e sobra integralmente feita a caneta! As aguarelas ficam para mais tarde...
E no fim comi-as todas.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Felizberto, o choco

Olá! Tenho andado desaparecida, mas não perdida em combate. Este é o último trabalho que fiz, antes de ganhar coragem para as aguarelas...

Beijinhos e até 6.ª!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A minha primeira aguarela, acho que não está mal, mas necessito de treinar mais.


Já terminei o meu bichinho voador, ainda não sei se lhe vou dar cor.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Flor


Ainda estou a tentar descobrir o nome desta flor que encontrei no Parque Urbano de Albarquel e que desenhei com grafite.

Búzio utilizando a técnica de stipling.


Este búzio foi um dos desenhos que fiz utilizando a técnica de stipling. O ponteado na zona de abertura do búzio está mais organizado e regular, o que dá um aspecto mais liso a esta zona; na restante área o ponto está mais irregular, representando a textura exterior da concha.